(DJ Bolsa)-- A Total SA espera uma perda das receitas de pelo menos $12 mil milhões devido à pandemia global e à crise do petróleo, disse o CEO Patrick Pouyanne esta sexta-feira na reunião anual da assembleia-geral da empresa.

A crise do coronavírus alterou significativamente o ambiente de negociação da empresa, disse Pouyanne.

Uma queda da procura global de energia ligada à recessão económica por causa da crise foi agora agravada por uma crise na oferta, por causa da decisão de uma série de nações produtoras de aumentarem a produção apesar da baixa procura, disse o CEO.

A situação levou a uma queda dramática do preço dos hidrocarbonetos em março: "um barril a $30 ou $35 em vez de $60 tal como antecipávamos para 2020 representa uma perda de receitas de $9 mil milhões" este ano, disse o CEO.

A crise também terá um efeito significativo nas perspetivas operacionais da empresa para 2020, com uma queda da atividade a levar a um prejuízo de $3 mil milhões, disse Pouyanne.

A Total espera agora que a produção ronde os 2,95 milhões de barris por dia, uma descida de cerca de 5% face à previsão anterior para 2020, disse Pouyanne. A taxa de utilização média das refinarias da Total será cerca de 70% este ano, ou 15% abaixo de 2019, acrescentou.

"Acreditamos que vamos ter cobrir pelo menos $12 mil milhões [...] com o nosso plano de ação", disse Pouyanne esta sexta-feira.

Pouyanne vê o segundo trimestre de 2020 como o pior ponto da crise do vírus, disse. O CEO alertou que os resultados desse período não serão positivos, mas disse que espera uma melhor visibilidade a partir de setembro ou outubro.

-Por Alice Dore (adore@agefi.fr)

Traduzido para a Dow Jones Newswires pela Webtexto (AMS; GSA)